Resolvendo problemas no design dos mapas e adicionando mais conteúdo

Olá! Estou de volta com mais uma atualização do meu jogo “The Adventures of the Lone Bounty Hunter”. No meu último post o jogo tinha apenas uma fase jogável e os menus ainda estavam vazios, desde então muita coisa mudou. Novos inimigos, novas armas, mudanças na geração do mapa, entre outras coisas. E é sobre essas mudanças que irei falar nesse post.

Uma das mudanças mais significativas foi a refação de todas as salas usadas na geração do mapa. O maior problema das salas antigas era o tamanho delas, que eram muito pequenas. Isso dificultava a movimentação do jogador e tornava quase impossível desviar das balas dos inimigos, as novas salas são mais amplas, o que resolve esse problema.

As salas antigas também tinham problemas com a visibilidade, a distribuição dos inimigos e o layout. Para melhorar a visibilidade, além da refação das salas, também foram necessárias mudanças em como a posição da câmera é calculada. Que agora leva em conta a posição do mouse, que é usado para mirar. Isso significa que o jogador sempre terá mais área visível na direção em que ele estiver mirando. Já a distribuição de inimigos e o layout foram parcialmente resolvidos durante a refação. Porém, ainda é necessário mais alguns ajustes.

Com a mudança no tamanho do mapa foi necessário alterar o algoritmo de pathfinding dos inimigos. Que agora utilizam o algoritmo A*, o mais utilizado em jogos. Com isso também tive que atualizar como o mapa de navegação é gerado. E como já estava com a mão na massa, aproveitei a oportunidade para fazer o mapa de navegação atualizar quando objetos forem removidos ou adicionados no mapa.

Após as mudanças no mapa, o foco foi em adicionar mais inimigos e chefões ao jogo, cada um com armas e comportamentos distintos. Diferente das mudanças anteriores, não foi necessário grandes alterações no que já existia, no final são quatro inimigos comuns e quatro chefões. 

Além disso, também foram adicionadas novas armas ao arsenal do jogador, que agora pode escolher entre quatro opções. Porém, ele começará apenas com um revólver e ao final de cada fase poderá comprar uma nova arma.

Falando em comprar coisas ao final de cada fase, não serão apenas armas que estarão disponíveis. O jogador também poderá comprar, por exemplo, itens para restaurar a vida ou andar mais rápido, entre outras coisas interessantes.

Por fim, estou desenvolvendo esse jogo a aproximadamente um ano e meio. E está mais do que na hora de ele ser publicado. Por isso, a partir de agora não irei adicionar mais nada ao jogo. E as próximas semanas serão para testar, corrigir bugs e polir o jogo.

O jogo estará disponível em breve, e se você quiser ficar sabendo quando ele poderá ser jogado me siga no Twitter e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *