Na última vez que escrevi sobre “The Adventures of the Lone Bounty Hunter”, falei que começaria a polir o jogo para o lançamento, e nos últimos meses, foi exatamente isso que fiz. Nesse tempo, muitas mudanças aconteceram no jogo, algumas grandes, como o sistema de checkpoint, e outras pequenas, como exibir o ícone da arma atual do jogador.
Mas cada uma dessas mudanças aproximaram o jogo de finalmente estar pronto para ser jogado por todos, e é sobre essas mudanças que falarei nesse post, e também revelar quando o jogo estará disponível para ser jogado.
Sistema de checkpoint
Esse era um sistema que até o mês passado estava debatendo se deveria ou não adicionar ao jogo. Uma vez que “The Adventures of the Lone Bounty Hunter” não será longo, acreditava que o jogador não teria dificuldades de completá-lo de uma vez, e que caso adicionasse checkpoints, ele ficaria muito fácil.
Porém, após receber os feedbacks do jogo que fiz durante a Ludum Dare 48 [Link para o post do Ludum Dare], percebi que fazer o jogador perder todo seu progresso e ter que começar do zero após morrer tornaria “The Adventures of the Lone Bounty Hunter” extremamente frustrante. Por esse motivo decidi que o jogador terá seu progresso salvo em alguns pontos importantes do jogo, entre eles o início de uma nova fase e antes da luta contra o chefão.
Por sorte, a maioria das informações necessárias para salvar o progresso do jogador já estava disponível, o que fez com que essa parte fosse relativamente tranquila. Por outro lado, recarregar com as informações que estavam salvas foi mais trabalhoso. Muitas das funções que geram o mapa e iniciam uma fase tiveram que sofrer alterações para levar em consideração essas informações.
Batalhas mais emocionantes
A luta contra o chefão também recebeu a atenção que precisava, dediquei uma semana para polir as lutas e principalmente a entrada da sala. Muitas das mudanças não têm impacto direto em como a luta acontece, mas muda, e muito a sensação de importância daquela luta.
Se antes a única coisa que acontecia era algumas pedras aparecerem para indicar que o jogador estava preso na área, e não poderia voltar para outras partes do mapa. Agora ao entrar na sala o jogador é apresentado ao chefão com um deslizamento de pedra, animação na câmera e até música nova. Além disso, agora, uma barra com a vida do chefão é exibida. Os chefões ganharam nomes, que serão exibidos no início de cada fase e na barra de vida durante a luta. Tudo isso deixa a luta muito mais épica e emocionante.
Melhorias no mapa
O mapa, assim como na última atualização, sofreu alterações, mas dessa vez foram bem menos drásticas. Entre as mudanças está a melhoria do layout de algumas salas. E para aumentar a variedade nos mapas, foram adicionadas salas na geração. Até o lançamento gostaria de adicionar mais algumas salas, afinal quanto maior a variedade, melhor. Também criei alguns “sprites” para decorar as salas já que estavam meio vazias.
Uma coisa que eu gostaria de mudar é evitar que salas iguais sejam geradas uma após a outra, isso deixa as coisa chatas e repetitivas, mas não tenho certeza se isso acontecerá antes do lançamento, já que mudanças desse tipo geralmente trazem uma série de bugs juntos.
Pequenas melhorias e correções de bugs
Outras mudanças mais sutis incluem o balanceamento da vida e da velocidade dos inimigos, além da chance de cada um aparecer em cada fase. As armas, tanto dos inimigos quanto as do jogador, também sofreram pequenas mudanças como a quantidade de munição carregada, tempo entre os disparos, tempo para recarregar e o dano causado por elas. Além disso, o ícone da arma utilizada atualmente pelo jogador aparece no canto da tela, isso facilita saber qual arma está sendo utilizada no momento. Além disso, pelo menos duas dúzias de bugs foram corrigidos. O plano é continuar fazendo pequenas melhorias e corrigindo a maior quantidade possível de bugs até o lançamento.
Chegou a hora!
Já que falei em lançamento algumas vezes durante esse post, quero dizer que tenho uma data para lançar o jogo. Ele estará disponível para download, dia 24 de setembro, você poderá baixar ele de graça ou pelo valor que quiser.
Se quiser ser avisado no momento que ele estiver disponível se inscreva na newsletter de lançamento ou me siga no Twitter e no Instagram.