Categoria Unity

Como usar o novo Input System da Unity

Controles são essenciais, já que são com eles que o jogador interage com o mundo do jogo. Mas até a alguns anos atrás a Unity não oferecia um sistema dinâmico e robusto suficiente, fazendo que muitas vezes fosse necessário usar…

O que são e como usar Assembly Definitions na Unity

Por padrão, a Unity compila a maioria dos scripts para o mesmo assembly. Isso significa que toda vez que um script é modificado todo o projeto deve ser compilado, incluindo assets e plugins de terceiros, como aqueles adquiridos através da…

Como implementar um seletor de fases na Unity

Voltamos para a segunda parte do tutorial sobre como criar um sistema de seleção de fases. No tutorial anterior criamos a interface do nosso seletor de fase. Agora chegou a hora de implementar as funcionalidades necessárias para que tudo funcione.…

Como criar a interface de um seletor de fases na Unity

Uma coisa que que basicamente todo jogo tem são fases. Em alguns jogos nem percebemos que estamos mudando de fase. Já em outros essa divisão é mais clara. Mas independente de como os jogos são estruturados, eles costumam oferecer alguma…

7 atributos C# úteis para organizar o Inspetor na Unity

Conforme o desenvolvimento de um jogo avança é inevitável que os scripts que criamos também cresçam em tamanho e precisem de cada vez mais informação que serão inseridas através do editor. E isso faz com que se lembrar quais componentes…

Como usar o Preset Manager na Unity

Em um post anterior, mostrei como criar Presets na Unity e como isso pode facilitar nosso trabalho enquanto desenvolvemos nosso jogo ao salvar as propriedades de componentes e assets para reutilizar. Isso já é ótimo, mas podemos ir um passo…

Como renomear variáveis sem perder dados na Unity

Quando trabalhamos na Unity, podemos expor as variáveis que criamos em nossos componentes diretamente no editor. No entanto, a engine usa os nomes das variáveis para salvar seus valores em um arquivo e caso renomearmos a variável o dado que…

Como adicionar animações a personagens em jogos 2D na Unity

Neste tutorial, nós vamos criar animações para jogos 2D top down. Primeiro iremos importar os assets necessários e configurá-los de maneira correta, em seguida criaremos os clips de animações para o personagem parado e correndo. Depois, iremos aprender a usar…

Como fazer a câmera seguir o jogador em jogos 2D na Unity

Neste tutorial, nós vamos fazer a câmera seguir o jogador em jogos 2D top down. Iremos criar dois tipos de câmera. A primeira, irá simplesmente seguir o jogador e funciona muito bem jogos com pouco ação, como RPGs. A segunda…