Como criar Presets na Unity

Já se pegou na situação em que toda vez que você importa um asset ou adiciona um componente a um GameObject você precisa configurar manualmente todas as propriedades? Esse é um processo lento e que pode levar a erros que apesar de simples de serem resolvidos, são difíceis de serem identificados.

Para resolver esse problema você pode criar Presets a partir dessas propriedades e reutilizá-las em outros assets e componentes de forma rápida e fácil. Vamos ver como podemos criar Presets na Unity?

Como criar Presets

Selecione um GameObject, um asset ou uma configuração do projeto.

Na janela do inspetor edite as propriedades que você quer.

Em seguida clique no ícone de Preset, que fica localizado no lado direito do inspetor que você está editando.

Na janela que abriu você vai clicar no botão “Save current to…”, localizado no canto inferior esquerdo.

Ao clicar no botão, a janela de salvar do sistema operacional vai abrir, aqui você pode escolher o local para salvar o Preset e o nome do arquivo. Clique no botão “Salvar”.

Pronto, você acabou de criar seu primeiro Preset.

Como usar Presets

Para usar o Preset, selecione o GameObject, asset ou configuração do projeto, que você quer aplicar o Preset.

Em seguida clique no ícone de Preset.

Depois, na janela que abriu, selecione qual Preset você quer usar.

Outro jeito de usar um Preset caso ele seja para um componente que possa ser adicionado a um GameObject é clicar e arrastar ele em cima do nome do componente.

Você também pode arrastar o Preset para o final da lista de componentes de um GameObject. Isso fará com a Unity adicione um novo componente ao GameObject com os valores do Preset. 

E por fim, você pode arrastar o Preset para a hierarquia ou para dentro da cena. Isso fará com que a Unity crie um novo GameObject com o componente do Preset.

Como editar Presets

Se mais tarde você quiser mudar alguma coisa no Preset, selecione o arquivo do Preset que você quer editar e faça as modificações que deseja.

Contudo, é importante ter em mente que modificar um Preset não irá alterar nenhum asset ou componente, visto que não estão conectados. Por isso, caso você queira usar os novos valores, você deve aplicar o Preset novamente.

Conclusão

Presets são uma ótima forma de salvar configurações que são utilizadas em muitos lugares do seu projeto. Também ajuda a reduzir erros e diminuir o tempo gasto em tarefas repetitivas.

Seguindo esses passos você já pode criar Presets na Unity e parar de lembrar de cada detalhe quando importa um asset ou adiciona um componente a GameObjects.

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